Inicial   |   História   |   Conheça   |   Pesquisar no Acervo   |   Centro Cultural   |   Contatos   |   Portal da Prefeitura

:: HISTÓRIA

A Biblioteca Pública Municipal de Monte Aprazível foi criada com a aprovação da lei nº 639 de 18 de março de 1960. O prefeito na época era o senhor Gerardo Berardo (1960-1963).

Em 20 de março de 1963, através do decreto 02/63, foi instalada no antigo Mercado Municipal recebendo o nome de Biblioteca Pública Municipal Dismier Basso.

Anos depois, em 1992, o prefeito da época, Wanderley Sant’Anna construiu o prédio para abrigar a Câmara Municipal e a biblioteca, no piso superior.

A inauguração da biblioteca na Praça São João, 161, andar superior, foi realizada no dia 19 de outubro de 1996 pelo Vice-prefeito Sr. Luiz Carlos Canheo. Foi realizada uma campanha de doação livros que foi um grande impulso para iniciar a história dessa biblioteca.

Em 1997, a bibliotecária Maria Inês Galvão de França reorganizou o acervo e a parte técnica com 3500 livros.

A primeira bibliotecária concursada foi Regina Maria Maionchi Martins, que iniciou seu trabalho em 01 de fevereiro de 2000.

A biblioteca é um importante espaço cultural a ser utilizado pela comunidade, com ambiente ideal para estudos, cursos e exposições de arte.

Atualmente o acervo é composto por mais de 9.000 títulos, sendo as enciclopédias, dicionários, livros de religião, psicologia, literatura e infantil, os mais pesquisados.

Reinaugurada em 18 de março de 2011, a Biblioteca Pública Municipal Dismier Basso está instalada na rua Tiradentes, nº1124 junto com o Centro Cultural Ana Maria Berardo.

DISMIER BASSO

Filho de Augustinho Basso e Adelaide Rodrigues Basso.

Nasceu em 28 de junho 1935 em Poloni, onde viveu até os 14 anos de idade. Durante 4 anos morou em Mirassol. Em 1953 mudou-se para Monte Aprazível, onde concluiu o Ensino Médio na Escola Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel.

Formou-se Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Contabilidade de Monte Aprazível. Cursou 2 anos de Administração de Empresas na FADIR, atual UNIRP de São José do Rio Preto.

Dismier era de ilibado caráter universitário e profissional. Trabalhou como Secretário Administrativo Municipal na gestão do Prefeito Geraldo Berardo (1960 a 1963), quando foi sancionada a Lei Nº639 de 18 de Março de 1960, criando a Biblioteca Pública Municipal cuja instalação era no Mercado Municipal.

Faleceu no dia 23 de maio de 1964, fazendo jus à homenagem póstuma do então Prefeito Wilson Guiguet Leal juntamente com a Câmara Municipal, agraciada com o nome de Biblioteca Pública Municipal “Dismier Basso”.

Biblioteca Municipal de Monte Aprazível - SP
Rua Tiradentes nº 1124 - Centro - Monte Aprazível - SP - CEP 15150-000 Fone: (17) 3275-9527
Propriedade do Software/Site: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.