PREFEITURA

    Página Inicial
    Notícias
    Assessorias
    Contas Públicas
    Editais de Concurso
    Editais de Licitação
    Editais Diversos
    Legislação Municipal
    Mais Páginas
    Relatórios / Publicações
    Fale Conosco
 

A CIDADE

    História do Município
    Galeria de Prefeitos
    Escolas
    Telefones Úteis
    Guia Comercial da Cidade

Páginas:

23/09/2010 14:28:00 - Atualizado em 09/06/2011 15:39:00

Símbolos do Município

Bandeira do Município

Bandeira do Município criada pela Lei nº 1.269 de 07 de maio de 1975

Prefeito: Wilson Guiguet Leal

 

Descrição do Escudo

 

Escudete Moderno espanhol, ocupa o coração ou lugar de honra do escudo esquartelado e também moderno, por sua vez encimado pela Coroa Mural, primitiva das Municipalidades, de quatro torres ameadas de sua porta cada uma.

 

Descrição dos Quartéis e Escudete

 

O escudete de blau, traz monte de prata encimado pela cruz latina de ouro.

O primeiro e o quarto goles, trazem castelo de ouro.

O segundo e o terceiro leão rampante de ouro.

Os suportes são ramos de café e Algodão, ambos frutados, estilizados e de suas cores.

 

 

Literatura do Escudo

 

O Gôles lembra as lutas dos primeiros desbravadores que chegaram em 1900 à nascente Água Limpa e implantaram graças ao trabalho constante animo audaz e valente, um marco de fé e civilização no então inóspito local.

 

A história registra o nome de Porfírio de Alcântara Pimentel “Sertanista Audaz” como o fundador de Monte Aprazível, cidade que se iniciou ao redor de um tosco cruzeiro.

 

O castelo de ouro que aparece no Escudo de Armas dos Pimentel, está no escudo de Armas de Monte Aprazível, não só para lembrar aquele nome como também para dizer da fortaleza, soberania e solidez do comércio e culturas locais.

 

O Sinople lembra a honra inatacável daqueles homens que no início deste século edificaram os primeiros ranchos de onde surgiu Monte Aprazível, Cidade do progresso acentuado que no entanto não perdeu no transcorrer de seus dias e anos, aquele sentimento de honra e amor à terra brasileira.

 

O leão rampante, além de aparecer no Escudo de Armas dos Pimentel é a figura principal do Escudo dos Alcântaras. Eis uma das razões do leão rampante no Escudo de Armas de Monte Aprazível.

 

A outra, é o fato do leão heráldico simbolizar justiça, clemência e benignidade, pois endo o mais nobre dos animais, representa sentimentos que somente os fortes e os poderosos tem ocasião de exercitar.

 

E, em Monte Aprazível as causas justas e as reivindicações de seus munícipes sempre encontram nos poderes constituídos: Judiciário, Executivo e Legislativo, estes sentimentos que engrandecem os municípios e seus homens públicos.

 

O escudete, como peça principal, lembra o nome da cidade e os históricos fatos do início da povoação deste pedaço de terra paulista dizendo ainda que a fé cristã continua reverenciada com a mesma pureza e limpidez dos dias de 1900.

 

Os suportes são raros dos principais produtos do município (agrícolas).

No fitão, o nome Monte Aprazível de blau diz que a cidade é fiel aos princípios de brasilidade tendo por lema o desenvolvimento o aperfeiçoamento de seu as conquistas de cidade que cresce por São Paulo e pelo Brasil.

 







PREFEITURA DE MONTE APRAZÍVEL
Praça São João, 117, Centro – Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-9500 / Fax: (17) 3275-9503
PortalSQL v 1.03 - Locado por: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.