25/06/2018 18:11:00 - Atualizado em 25/06/2018 18:13:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira/ Edgar Vicente

O olhar do professor pode mudar vidas.

Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Monte Aprazível participam de palestra sobre distrofia muscular; doença pode atingir crianças.

Estar atento ao desenvolvimento das crianças, não só dentro da sala de aula, além de contribuir para que eles tenham um crescimento saudável, tomando todos os cuidados com a saúde, também são aspectos trabalhados para os professores da rede municipal de Monte Aprazível. Companheiros das crianças durante parte do dia, o trabalho de professor também se estende além da educação e colaboram com os pais na prevenção e cuidados com a saúde dos pequenos.
A fim de ampliar o conhecimento dos professores da Educação Infantil de Monte Aprazível, a Assessoria de Educação realizou na tarde de ontem, em parceria com a Azimutemed, a palestra Distrofia Muscular de Duchene. O encontro teve o objetivo de esclarecer e orientar os profissionais da educação para sintomas e procedimentos da Distrofia Muscular de Duchenne, que atinge uma em cada 3500 pessoas, na sua maioria meninos entre 1 e 6 anos de idade.
Segundo o assessor da educação de Monte Aprazível, Pedro Poloto, o conhecimento do professor, pode se tornar o auxilio para o diagnóstico de um problema de saúde que a criança tenha e ainda não foi detectado. “Na fase de desenvolvimento da criança, quanto mais atenção melhor. Por momentos, um sintoma percebido pelo professor, repassado aos pais, pode melhorar o desenvolvimento da criança e um cuidado com a saúde seja tomado”, afirma o assessor.
Ainda de acordo com o professor, esta também foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais da educação do município, principalmente em ações que eventualmente podem ser encontradas em sala de aula. “Este conhecimento a mais e este olhar do professor, pode ser decisivo na hora de salvar uma vida.”
“Quando soma, o cuidado e a atenção que a criança recebe dos pais em casa e mais este complemento que os professores e todos da rede municipal aplicam na escola, a criança é a maior beneficiada. Estes detalhes são importantíssimo” comenta Pedro Poloto.

O que é Distrofia de Duchenne

A distrofia muscular de Duchenne é uma distrofia degenerativa causada por alterações no gene DMD e acomete, na sua maioria, meninos entre 1 e 6 anos de idade. A pessoa com este tipo de distrofia possui alterações no gene DMD, responsável pela geração da proteína distrofina, essencial para a formação da fibra muscular, que protege o músculo de danos durante a contração e relaxamento.
A DMD é uma doença genética hereditária, mas que também pode ocorrer através de mutações genéticas, sem que haja histórico na família. A doença possui tratamento, porém não existe cura definitva, quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de tratamento

Sintomas da Distrofia Muscular de Duchenne
- quedas freqüentes
- fraqueza muscular progressiva