04/06/2018 18:11:00 - Atualizado em 04/06/2018 18:14:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Empreender desde criança

Prefeito de Monte Aprazível assina convênio com Sebrae para implantação do Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos; projeto tem inicio no segundo semestre deste ano.

Em meio a um dos momentos mais conturbados da economia brasileira, se torna essencial ensinar para crianças e adolescentes, como lidar com os desafios do mercado de trabalho e da geração de renda. Despertar, até mesmo incentivar, o espírito empreendedor nos pequenos é uma das formas encontradas para garantir que muitos consigam driblar os percalços financeiros do futuro e tenham uma carreira de sucesso.

A fim de promover o ensino qualificado para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Monte Aprazível, por meio da Assessoria de Educação e Estação Aprendiz, celebrou nesta segunda-feira, dia 04, o convênio com Sebrae SP, para a implantação do Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos. O programa em Monte Aprazível irá contar com a participação de 38 professores e atenderá aproximadamente 740 alunos da Escola Feliciano Sales Cunha.

Durante encontro com o prefeito de Monte Aprazível, Márcio Miguel, o representante do Sebrae, Luciano Solimar Impastaro, explicou os benefícios em implantar o programa no município. Entre os benefícios do projeto estão a preparação dos alunos para o mercado financeiro, o estímulo para o empreendedorismo e a multidisciplinaridade da rede municipal de ensino.

“Os professores poderão ensinar algumas técnicas de administração, simular situações de uma loja, por exemplo, como é o cotidiano de um micro empreendimento, durante as próprias aulas da rede municipal. Esta é uma forma de passarmos um conteúdo a mais, dentro da própria grade de ensino”, afirma ele.

Segundo a apresentação do projeto feita pelo Sebrae, a proposta pedagógica do programa; aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos, aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas e aprender a ser, via essencial que integra todas as outras, são baseadas nas propostas elaboradas pela Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

“O objetivo deste nosso programa é estimular o ensino empreendedor desde cedo nas crianças. Mostrar para eles as várias oportunidades de trabalho, montar o próprio negócio, ter uma carreira de sucesso e principalmente uma vida longe da criminalidade”, comenta Luciano.

O prefeito de Monte Aprazível, Márcio Miguel, também ressalta a importância dos Jovens Empreendedores na rede municipal de ensino. “Tudo aquilo que for agregar conhecimento para as crianças e adolescentes e qualificar ela para os desafios futuros, nós vamos fazer”, comentou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a parceria irá contribuir de diversas formas para o desenvolvimento do município. “Com esta criação, desde a base educacional, de futuros empreendedores, nós vamos qualificar as crianças e adolescentes, atraindo mais empresas e fazendo com que empresários encontrem aqui em Monte Aprazível, mão de obra qualificada, além de profissionais de sucesso.”

Durante o Projeto, o Sebrae irá capacitar professores da rede municipal para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. Todo material didático, tanto para professores quanto para alunos, também será oferecido pelo Sebrae de forma gratuita para o município. O projeto tem inicio no segundo semestre já deste ano.