25/04/2018 17:39:00 - Atualizado em 25/04/2018 17:47:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira/ Edgar Vicente

Educação que se forma

Assessoria de Educação de Monte Aprazível foca na capacitação dos professores e profissionais da rede municipal

Engana-se quem pensa que a única via de trabalho do professor, aliás, profissionais da educação em geral, é a de transmitir o conhecimento. Em meio as transformações recorrentes do cotidiano e do acesso à informação, professores, monitores, funcionários e estagiários da educação, necessitam, quase que obrigatoriamente, buscarem conteúdo, técnicas e conhecimento para serem aplicadas no ambiente escolar.

Fazer com que os professores estejam aptos para os desafios que surgirem nas salas de aula, a Assessoria Municipal de Educação de Monte Aprazível, intensificou nos últimos meses a política de formação de professores. Além da participação em congressos, estaduais, nacionais e internacional, os membros da rede municipal participam frequentemente de cursos, projetos e programas que visam o aprimoramento da docência.

Segundo o assessor de educação de Monte Aprazível, Pedro Poloto, uma das principais preocupações desde o início de 2017 tem sido a formação e qualidade daqueles que representam a rede municipal de educação. “O nosso objetivo é fazer do professor e as demais pessoas envolvidas no ensino das crianças, em transformadores de vida. Esta transformação depende também da preparação e capacitação destes profissionais que devem ser constante”, comenta Pedro.

Entre os trabalhos desenvolvidos para o aprimoramento dos professores está a participação no Pnaic, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, implementado em 2012 numa parceria entre os municípios, estado e governo federal. Com este projeto, três professores aprazivelenses participam de cursos e palestras e repassam, a cada quinze dias, para os demais professores da rede.

O objetivo do Pnaic é fazer com que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. O curso feito em parceria com o MEC tem a formação continuada e possui carga horária de aproximadamente 130h por turma, até o inicio de outro ciclo.

Além da participação no Pnaic, a Assessoria de Educação de Monte Aprazível busca o aprimoramento em outros projetos como o Emai, Educação Matemática para os Anos Iniciais, e Jogoso Matemáticos, feito em parceria com a Unesp Ibilce Rio Preto.

Pelo Emai e Ler e Escrever, a formação ocorre durante todo o ano, por meio dos encontros e reuniões quinzenais entre as coordenadoras pedagógicas e professores do primeiro e quinto ano. O projeto, feito em parceria com o governo estadual, prevê ainda a cessão de materiais para serem utilizados com os alunos. Por conta deste projeto o ensino e aprendizado da educação matemática são intensificados nos anos iniciais do ciclo letivo.

“Além dos projetos de formação a médio e longo prazo, nós também participamos e incentivamos a participação nos encontros e mini cursos de apenas algumas horas ou semanas, que também são importantes para obter mais conhecimento”, afirma o assessor de Educação.

Ainda de acordo com o assessor “Com os professores recebendo mais conhecimento durante as atividades, o ensino para os alunos também tende a melhorar. Ter uma rede capacitada e motivada é fundamental para obter bons resultados nos índices educacionais. Queremos que os professores sejam valorizados e capacitados e que os alunos tenham o melhor conteúdo disponível”, afirma Pedro Poloto.

Já obtendo resultado

Os Jogos Matemáticos, projeto implantado em Monte Aprazível, já teve o saldo positivo logo no primeiro ano. Dois alunos da rede municipal da Escola Feliciano Sales Cunha, foram os finalistas e vencedores dos Jogos Matemáticos 2017, realizados em Rio Preto. O projeto feito em parceria com a Unesp Ibilce, Universidade do Estado de São Paulo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, de Rio Preto, foi o palco da final dos jogos que reuniram alunos do noroeste paulista.

Por meio dos jogos matemáticos três professores da rede municipal recebem a capacitação e repassam para os outros integrantes da rede. O projeto é voltado para os alunos do quarto ao nono ano do ensino fundamental.