INICIAL  |  ADMINISTRAÇÃO  |  NOTÍCIAS  |  TURISMO  |  LEGISLAÇÃO  |  DIÁRIO OFICIAL  |  SERVIÇOS ONLINE  |  LICITAÇÕES  |  PUBLICAÇÕES

24/04/2018 16:23:00 - Atualizado em 24/04/2018 16:27:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira/ Edgar Vicente

Semeando conhecimento

Assessoria de Educação e Fundo Social de Monte Aprazível dão prosseguimento ao projeto de Horta Educativa.

Descobrir que uma simples sementinha, que de tão pequena cabe na palma da mãozinha, vai se transformar num saboroso alimento que será colocado à mesa. A missão dos pequenos cidadãos, que não passam de cinco anos de idade, é fazer com que os grãos se tornem alimento, enquanto aprendem um pouco sobre uma das práticas mais antigas da humanidade, o cultivo e colheita do próprio alimento.

Serão estes os passos dos alunos da segunda etapa da Cemei, Centro Municipal de Educação Infantil, Esuperândio Francisco Júlio, no bairro da Vila Aparecida. Foi apresentado na noite dessa segunda-feira, dia 23, o prosseguimento do Projeto Horta Educativa desenvolvido em parceria pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Assessoria de Educação de Monte Aprazível. O lançamento do projeto neste ano contou com a presença da primeira dama e Presidente do Fundo Social, Rita Neire Montoro, da coordenadora do ensino infantil de Monte Aprazível, Virginia Prudêncio Caverzan, da diretora da Cemei Esuperândio, Adriana Dutra Pinatto, professoras Carla Cristina Thomé e Maria Lúcia Domingues, além dos pais e responsáveis pelos alunos.

Durante a apresentação, a primeira dama falou do projeto gerenciado pelo Fundo Social. “Desde o ano passado que conseguimos este projeto para Monte Aprazível e hoje fico feliz em iniciar uma nova etapa, com novas crianças. O objetivo deste projeto é justamente este, valorizar o conhecimento e as práticas e alimentos saudáveis, que irão gerar qualidade de vida para as nossas crianças e estender para as famílias”, comentou a primeira dama.

A qualidade de vida e os cuidados com a saúde também é uma preocupação do prefeito Nelson Montoro. Em 2018 durante a implantação do projeto, o prefeito lembrou-se do combate a obesidade infantil e da importância para alimentação saudável.

A coordenadora do ensino infantil, Virginia Prudêncio, também ressaltou a importância da horta educativa na formação das crianças. “Já tivemos uma boa experiência no ano passado com a primeira turma e sabemos que a Horta Educativa será um espaço para o desenvolvimento educacional das crianças.”

A diretora Adriana Dutra Pinato comentou aos pais sobre os processos do aprendizado, que vão desde a escolha, separação da semente, plantio do feijão no algodão, confecção de barras de cereais, plantio e colheita na horta.

“Queremos que as crianças se joguem neste projeto. Que elas vivenciem cada fase. Importante que a família dê apoio para este aprendizado das crianças. Que escute as descobertas que ela quiser contar, que não se preocupe com a criança se sujar um pouco na horta.”

Adriana ainda comenta. “A nossa primeira experiência do ano passado foi sensacional, vimos que as crianças descobriram os sabores, fizeram novas descobertas e aprenderam. Acreditamos e vamos trabalhar para que este ano as crianças também adquiram conhecimento e descubram a alimentação saudável.”