INICIAL  |  ADMINISTRAÇÃO  |  NOTÍCIAS  |  TURISMO  |  LEGISLAÇÃO  |  DIÁRIO OFICIAL  |  SERVIÇOS ONLINE  |  LICITAÇÕES  |  PUBLICAÇÕES

24/04/2018 16:14:00 - Atualizado em 24/04/2018 16:18:00 -

Pela causa animal

Prefeitura realiza contratação de serviços para castração de cães e gatos abandonados.

Foi realizado na manhã dessa segunda-feira, dia 23, o Pregão Presencial de Licitação para a aquisição de serviços para castração de cães e gatos. O projeto da prefeitura prevê que animais, cães e gatos em situação de abandono, sejam castrados, a fim de diminuir a população animal abandonada no município.

A iniciativa será uma parceria entre a Prefeitura de Monte Aprazível, por meio da Assessoria de Saúde, e a Arcaa, Associação de Resgate e Combate ao Abandono Animal, grupo voluntário que auxilia animais que sofrem de maus tratos ou abandono no município. O projeto, inédito na história de Monte Aprazível, também foi indicação dos vereadores Donaldo Paiola, PSDB e Danilo Cesar de Souza, PROS.

O certame contou com a participação de quatro clinicas, sendo que as vencedoras foram Luis Eugênio Passarin e Luci Mara Zeitune Hakme e Cia Ltda. A Clínica Passarin ficará responsável pela castração de cães e a Hakme pela de gatos.

Segundo o assessor de saúde de Monte Aprazível, Luiz Sidinani, na primeira etapa serão castradas 350 cadelas e 100 gatas. “A triagem será feita pelos voluntários da Arcaa, que farão o pedido para prefeitura e nós encaminhamos para a castração. Com esta medida a gente acredita que irá diminuir a população animal no município, principalmente dos que ficam abandonados na rua.”

Ainda de acordo com o assessor de saúde, medidas como a castração e controle de animais no município, são fundamentais para evitar doenças. “Com este cuidado com os animais, a gente diminui as chances de transmissão de doenças como a leishimaniose que circula na nossa região e graças a Deus e o trabalho que fazemos, nossa cidade não registrou nenhum caso.”

“Esta castração de animais feita pela prefeitura, em parceria com a Arcaa, é um trabalho de médio e longo prazo, que vai nos auxiliar no combate aos maus tratos e também no abandono de animais, esperamos desta forma contribuir para o bem estar de cães e gatos”, afirma Luiz Sidinani.

Maus tratos e abandono é crime

Maus tratos e abandono de animais é crime. A pena prevista é de multa, além de detenção de três meses a um ano.

Em Monte Aprazível, a Arcaa, Associação de Resgate e Combate ao Abandono Animal, grupo formado por voluntárias e voluntários, atua na causa animal.

Vale ressaltar que a entidade não recolhe animais abandonados e sim no acolhimento e na busca para encontrar um lar para cães e gatos.