19/04/2018 11:10:00 - Atualizado em 19/04/2018 11:14:00 -

É bom se vacinar

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Em Monte Aprazível vacinas estarão disponíveis no Posto de Saúde Central e Postinho da Vila Aparecida.

Começa na próxima segunda-feira, dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha, que integra o Programa Nacional de Imunizações, tem o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas propensas ao vírus Influenza, causador de gripes e complicações que podem levar o indivíduo á morte.

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas aplicadas durante a campanha na rede pública de saúde, diminuem até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a taxa de mortalidade global, por conta de doenças e complicações relacionadas à influenza.

Em Monte Aprazível, a rede municipal de saúde irá disponibilizar as doses de vacina a partir da próxima segunda-feira, dia 23, seguindo o calendário nacional. Os aprazivelenses devem ir até o Posto de Saúde Central e o Postinho da Vila Aparecida, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Devem se vacinar, pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérpuras (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, profissionais da área da saúde e do sistema prisional e professores. Os grupos prioritários são estabelecidos pelo Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, OMS.

De acordo com números da Assessoria de Saúde de Monte Aprazível, em Monte Aprazível, a expectativa é que sete mil pessoas sejam imunizadas contra a gripe. A meta de cobertura, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de 90% de imunizações nos grupos prioritários.

A Assessoria ainda estuda os dias e horários de vacinação no Lar São Vicente de Paulo e nos distritos de Engenheiro Balduíno, Itaiuba e Junqueira.

Dia D

A fim de oferecer maior cobertura e facilidade para aqueles que estão no grupo prioritário da vacinação, a rede municipal de saúde irá trabalhar em horário especial no dia 12 de maio. O Dia D da campanha da vacinação contra a gripe terá dois pontos de vacinas, Posto de Saúde Central e Postinho da Vila Aparecida, funcionando durante o sábado das 8h às 17h.

A orientação é para que seja levada a carteira de vacinação.

Proteja-se

Lave bem as mãos com água e sabão

Beba bastante água (manter as vias respiratórias bem hidratas dificulta a entrada de vírus e bactérias

Evite locais com muitas pessoas e com pouca circulação de ar

Mantenha a janela de ônibus e vans de transporte coletivo sempre aberta, mesmo em dias mais frios.

Sempre jogue os lenços de papel no lixo

Ao tossir ou espirrar, use a parte interna do braço, na área superior das mangas da roupa.

Evite compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal.

Crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas não devem ser expostas à locais com aglomeração de pessoas, como shoppings e ônibus.

Não tome medicamentos sem orientação médica.

Ao sentir qualquer sintoma de gripe, procure a unidade de saúde mais próxima.