22/03/2018 12:59:00 - Atualizado em 22/03/2018 13:19:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira/ Edgar Vicente

Projeto Água

Educação Infantil de Monte Aprazível desenvolve atividades nas Cemeis para celebrar o Dia Mundial da Água; Projeto é feito em parceria com assessorias de Meio Ambiente, Agricultura, Sabesp, Rotary, Etec de Monte Aprazível e Água Minajen.

Ensinar as gerações futuras sobre a importância da água, e mostrar na prática os métodos conservacionistas de preservação do liquido mais importante do planeta e o caminho que ela percorre até chegar ao lar de cada um; foram estes os temas trabalhados pelas Cemeis, Centro Municipal de Educação Infantil, de Monte Aprazível durante o mês de março, lembrando o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira, dia 22.

As seis Cemeis, além das unidades educacionais dos distritos de Engenheiro Balduíno, Itaíuba e Junqueira, desenvolveram durante este mês, o projeto Dia da Água. O projeto idealizado pela coordenadora da Educação Infantil do município, Virginia Prudêncio Caverzan, contou com o apoio do Departamento Municipal de Educação, com o assessor municipal de educação Pedro Poloto e da coordenadora do ensino fundamental Ana Izabel Miguel.

Para Virginia Prudêncio, a qualidade de vida tem ganhado cada vez mais a preocupação e atenção da sociedade brasileira. “Os cuidados com a saúde e com o meio ambiente são atitudes constantes da prática de quem busca esta melhoria na qualidade de vida. Ainda de acordo com a coordenadora, “Conscientizar os alunos da necessidade de participarem de atividades que tem em vista o bem estar dos seres humanos é um desafio que muitos educadores encontrar em sua caminhada”, afirma ela.

Segundo a coordenadora do ensino infantil, o projeto tem o objetivo de conscientizar da importância e valores dos bens ambientais. “Uma das funções da escola, além de formar e informar a criança, é mostrar à elas que as ações de cidadania podem fazer parte do nosso cotidiano, contribuindo para o bem estar de todos. A água é um recurso indispensável para a sobrevivência na terra e um bem de todos.”

O prefeito de Monte Aprazível, Nelson Montoro, também ressalta a importância do uso sustentável da água e da preservação do meio ambiente. “Este é um momento importante para nos conscientizarmos sobre os recursos naturais do nosso planeta, evitando assim a poluição, contaminações de solo, assim como também o desperdício, incentivando a cultura do reaproveitamento”, afirma Montoro.

O trabalho do projeto Água conta ainda com o apoio de diretores, professores, monitores, funcionários e estagiários das unidades escolares que durante o mês de março trabalharam os conteúdos em sala de aula. Foram elaborados e divulgados os materiais de vídeos, livros de história, músicas, histórias em quadrinhos, atividades lúdicas e atividades diversas.

Nesta quinta-feira, os alunos da Cemei Áurea Neves Rodrigues puderam acompanhar de perto o trabalho que é feito para a captação de águas que irão abastecer as casas dos aprazivelenses. Cerca de 20 árvores, entre elas ipês e frutíferas, cedidas pelo Departamento de Educação, cultivadas pelo técnico agrícola Antonio Pereira dos Santos, foram plantadas na Estação de Tratamento de Água da Malvina

Parcerias

Como a água é um bem de todos, nada melhor que trabalhar o projeto com parceiros. Além do apoio e trabalho em conjunto das assessorias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, coordenadas por Paulo Trombim e Marlon Baldin respectivamente, empresas, clubes e órgãos públicos como, Água Minajen, Sabesp, Rotary Club e alunos da Etec José Padre Nunes Dias, também participam das comemorações do Dia Mundial da Água.

Os alunos do Ensino Integrado em Meio Ambiente da Etec José Padre Nunes Dias, também participaram do projeto, auxiliando na preparação das mudas e orientando as crianças no momento do plantio das mudas. “Importante esta troca de experiência entre os adolescentes e as crianças, reforçando o conhecimento de preservação do meio ambiente”, comenta Paulo Trombim.

A unidade da Sabesp de Monte Aprazível, gerenciada por Antonio Donizete Zioli, participa do projeto com a doação de panfletos, gibis e preparação do espaço de visitação dos alunos da Cemei Aurea Neves Rodrigues. “A Sabesp se sente honrada em poder proporcionar este dia diferente para as crianças virem aqui conhecer a nossa estação de captação e também um pouco do nosso trabalho”, afirma Donizete Zioli.

O Rotary Club de Monte Aprazível, responsável por diversos trabalhos de ajuda a comunidade ligados as áreas sociais, de saúde, entre outros, também desenvolve os projetos Recursos Hídricos e Saneamento Básico. “Fazemos trabalhos na comunidade aprazivelense e é maravilhoso trazer as crianças neste lugar tão importante para a história de Monte Aprazível”, comenta o representante do Rotary Giuseppe Maset Júnior.

A água Minajen também participa do projeto neste ano, aliás em 2017 a empresa permitiu que alunos das Cemeis José Francisco Berardo e Lizete Buissa, visitassem a unidade em Junqueira.

Dia Mundial da Água

Comemorado anualmente pela ONU, Organização das Nações Unidas, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos.

Com a campanha “A resposta está na natureza” a Organização das Nações Unidas aborda como estratégia de preservação e restauração ambiental o ciclo da água e as formas de melhorar a qualidade de vida da população.

Arquivos anexos desta notícia: