22/01/2018 18:23:00 - Atualizado em 22/01/2018 18:24:00 -

Afinando a folia

Reunião nesta segunda-feira definiu detalhes para a realização do Carnamonte 2018; Este ano a folia será no Parque das Águas.

Depois de dois anos seguidos sem a serpentina, o confete, as máscaras e o brilho do carnaval, os aprazivelenses já podem preparar o seu abada e o fôlego para cair na folia durante os cinco dias da maior festa popular do Brasil. A Prefeitura de Monte Aprazível definiu nesta segunda-feira, dia 22, a realização do Carnamonte 2018, entre os dias 09 e 13 de fevereiro no Parque das Águas em Monte Aprazível.

Seguindo os modelos de carnavais anteriores, a festa contará com a participação de banda para animar as cinco noites de folia, além da matinê para as crianças, e a competição entre os blocos carnavalescos. Os organizadores de bloco já podem solicitar o regulamento da competição na Assessoria de Cultura, no Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo, para tomar conhecimento dos critérios de inscrição, avaliação do bloco vencedor e a premiação. Entre as novidades no regulamento dos blocos para este ano está a doação de um litro de leite de cada membro participantes inscrito. O leite arrecadado será destinado para o Fundo Social de Solidariedade de Monte Aprazível e depois revertido para as famílias carentes do município assistidas pela entidade.

A prefeitura enviou o projeto de premiação dos blocos para a câmara municipal e deverá ser votado nos próximos dias. Além da premiação para os blocos, terá ainda o concurso das fantasias infantil, destinado para as crianças.

Para garantir a segurança dos foliões, a comissão organizadora do evento providenciará a contratação de aproximadamente 60 seguranças, além dos brigadistas de incêndio. O espaço no Parque das Águas José Agrelli terá também parte do espaço coberta, fraldário e vistoria na entrada dos participantes no local da festa.

A prefeitura ainda define a contratação da banda que animará a festa.

Tradição em folia

O Carnamonte se consolidou como uma das festas mais importantes na região, atraindo centenas de foliões de outros municípios para os dias de folia em Monte Aprazível. Desde 2003, a festa só não foi realizada em dois anos, sendo que no ano passado, o dinheiro que seria utilizado para a festa, foi repassado para a Santa Casa do município.

Entre os destaques do carnaval de rua de Monte Aprazível está a competição dos blocos, responsáveis por animar e emocionar nas noites de folia. O torneio reúne centenas de foliões que se dividem entre os blocos que buscam o troféu de campeão, a premiação em dinheiro, além do título de turma mais animada de Monte Aprazível.