15/12/2017 12:01:00 - Atualizado em 15/12/2017 12:04:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira / Edgar Vicente

Sempre em formação

Professores da rede municipal de ensino de Monte Aprazível participam de encontro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Professores da rede municipal de ensino de Monte Aprazível participaram nessa semana do encontro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, Pnaic, realizado em uma das unidades escolares do município. O encontro de formação tem o objetivo de atualizar as diretrizes do projeto, além do balanço de atividades já desenvolvidas em Monte Aprazível e reuniu professores da primeira e segunda etapa do ensino infantil e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental do município.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido entre os governos federal e estadual, juntamente com os municípios, com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, no término do 3º ano do Ensino Fundamental.

O Pnaic ainda prevê a alfabetização em língua portuguesa e matemática que compreende o 1º, 2º e 3º anos do estudo no Ensino Fundamental. Entre as principais bandeiras do pacto estão a formação continuada para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, além da distribuição de materiais didáticos, obras literárias, apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais.

Segundo o assessor de educação de Monte Aprazível, Pedro Poloto, a reunião realizada recentemente teve um saldo positivo, principalmente pela formação continuada dos professores. “A troca de informação entre os alfabetizadores é muito importante tanto para o conhecimento da realidade das salas de aulas, quanto para a formação de cada professor. O pacto é uma forma de trabalhar o conhecimento contínuo para as crianças e também para os professores que sempre estão se aprimorando”, comenta Pedro Poloto.