29/11/2017 15:15:00 - Atualizado em 29/11/2017 15:16:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Fique Sabendo

Assessoria Municipal de Saúde inicia campanha de testagem rápida para HIV e Sífilis

Teve início nesta quarta-feira, dia 29, a Campanha Fique Sabendo 2017. A mobilização em todo o estado de São Paulo tem o objetivo de oferecer a testagem rápida para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs, como Sífilis e HIV e proporcionar aos portadores do vírus, um tratamento adequado e de controle da doença.

Em Monte Aprazível, a campanha será realizada nas unidades do município, entre esta quarta e quinta-feira. A assessoria municipal de saúde oferece durante todo o ano os testes para diagnóstico de DSTs.

Segundo a enfermeira responsável pela campanha em Monte Aprazível, Silvia Paschoalli, o teste é o inicio de uma rede contra as DSTs. “A partir do diagnóstico que é possível fazer um tratamento adequado com os medicamentos para conter o vírus, prevenção de novos casos e diminuir os casos de infecção.”

Ainda de acordo com a enfermeira, a meta do Departamento Nacional  de DST/AIDS em parceria com a UNAIDS é que até 2020, seja estabelecida a cobertura de 909090, ou seja, 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus, 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente e que 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a níveis indetectáveis.

Segundo a Assessoria Municipal de saúde em Monte Aprazível os testes serão:

Dia 29 na ESF Everaldo Alves Nazareth, no Jardim Do Lago, das 8h às12h

Dia 29 na ESF Orlando Polotto, no Jardim São José, das 13h às 16h

Dia 30 na UBS João Duarte Monteiro, na Vila Aparecida, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Dia 01 no Centro de Saúde II, Posto de Saúde Central, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

O exame também fica disponível nas unidades de saúde durante todo ano, além destes dias de intensificação da campanha.