10/11/2017 13:05:00 - Atualizado em 10/11/2017 13:07:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Cuidar da saúde

Assessoria de Saúde de Monte Aprazível intensifica os exames preventivos do câncer de próstata; consultas são realizadas todas as quintas

“Tenho medo do exame”, “Este é o tipo de coisa que não quero fazer de jeito nenhum”, “Ah homem não faz isso”, são algumas das frases, para não citar preconceitos, que levam milhares de homens á morte todos os anos no Brasil, por conta da não prevenção ao câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma, e entre 2016 e 2017, mais de 61 mil novos casos da doença foram diagnosticados.

A detecção precoce do câncer, por meio do exame de toque, aumenta as chances de cura da doença, por meio dos tratamentos disponíveis. Um levantamento feito pelo Inca mostra que se diagnosticado no inicio, o câncer de próstata pode ser curado em até 90% dos pacientes.

Na busca pela manutenção da vida, durante todo o mês de novembro a Assessoria Municipal de Saúde de Monte Aprazível, participa da campanha Novembro Azul. A campanha, realizada em todo território nacional, tem o objetivo de alertar a população, principalmente a masculina, para os cuidados com a saúde e a prevenção do câncer.

De acordo com o assessor de saúde de Monte Aprazível, Luiz Sidinani, o município tem programadas consultas e orientações para o público masculino durante o mês de novembro. De acordo ainda com Sidinani, a prioridade é a mobilização para que os homens façam o exame o mais breve e evitar complicações na saúde.

“Importante que todos os homens, a partir dos 40 anos de idade, procurem o Posto de Saúde Central para fazer o exame. Este é um ato que pode salvar a vida de muitos homens”, afirma o assessor que ainda comenta sobre o medo e o preconceito de muitos para não fazer o exame, “É um procedimento simples, rápido que não tem nada demais e fundamental para diagnostico do câncer.”

As consultas devem ser agendas todas as quartas-feiras, das 7h às 18h, no Posto de Saúde Central. As consultas são na quinta-feira, a partir das 12h, com o médico urologista Antonio Silva Júnior. “Temos um ótimo médico para realizar estes exames e se tiver alguma anormalidade, nós já iremos encaminhar para exames mais detalhados e para o tratamento adequado para cada paciente”, afirma o assessor de saúde.

Luiz Sidinani ainda ressalta “Homens que tenham histórico na família de casos de câncer de próstata, devem realizar este exame o mais cedo possível, a partir dos 40 anos”, ainda de acordo com ele, os exames e consultas serão prorrogados para os próximos meses, fora da campanha. “O prefeito Nelson Montoro nos pediu para que este trabalho seja feito durante um período maior, ou seja, depois de novembro nós iremos continuar com esta rotina de atendimento.”