22/09/2017 18:32:00 - Atualizado em 22/09/2017 18:41:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Todo mundo no rio

Ações conjuntas entre órgãos públicos e escolas celebram o dia do Rio Tietê em Monte Aprazível

Final de semana de muito calor e para parte da população, para não falar a grande maioria, o desejo é se refrescar, indo para beira do rio e aproveitar as belezas da natureza. Para um grupo de jovens e adolescentes da Escola Feliciano Sales Cunha e da Etec Padre José Nunes Dias, a sexta-feira começou desta forma, ao lado do rio, na presença de amigos, se divertindo, mas com a missão de trabalhar em prol ao meio ambiente.

Nesta sexta-feira, dia 22, a aula sobre meio ambiente saiu da carteira escolar para ganhar cores e vida, também gerar vida, em meio á natureza. Para celebrar o dia do Rio Tietê, comemorado nesta sexta, uma ação conjunta entre Prefeitura de Monte Aprazível, por meio das assessorias de meio ambiente, agricultura e educação, SABESP, e ETEC José Padre Nunes Dias.

Entre as atividades da comemoração, foram plantadas diversas mudas de árvores nativas ao lado do Rio São José dos Dourados, um dos afluentes do Rio Tietê e um dos principais rios da nossa região. O São José tem 334 km de extensão e corta o noroeste paulista, abastecendo municípios e hidrelétricas da região.

Além do plantio de diversas espécies de árvores, ação feita também em comemoração ao dia da árvore celebrado nessa quinta, dia 21, os organizadores realizaram a soltura de 500 alevinos de Tambacu. A soltura foi realizada no trecho do Rio São José nas proximidades do Bairro das Duas Pontes, entre Monte Aprazível e Poloni.

As assessorias de Meio Ambiente e Agricultura, representadas por Paulo Trombim e Marlon Baldin respectivamente e alunos da Sabesp, também realizaram a limpeza das margens Rio São José. “Aproveitamos para retirar plásticos, garrafas pet, e outros materiais que poluem o rio que são deixados por alguns pescadores que frequentam o local e não recolhem, prejudicando a preservação do rio e da mata em volta”, afirma Paulo Trombim.

O prefeito de Monte Aprazível, Nelson Montoro, esteve na ação e destacou a preservação do meio ambiente e o empenho de todos para os trabalhos ambientais no município. “Todos estão de parabéns por participarem desta iniciativa e contribuir para preservação de um dos rios mais importantes do noroeste paulista”, afirma ele.

“Importante trazer os nossos adolescentes para uma atividade como esta. Eles como futuros cidadãos, já estão tendo a consciência da preservação ambiental e contribuindo para o desenvolvimento do meio ambiente”, afirma Montoro.

O representante da Sabesp em Monte Aprazível, Donizeti Zioli, também fez um balanço positivo da atividade desta sexta-feira no Rio São José. “Queria agradecer a todos pela presença e pedir a colaboração para que todos nos ajudem na manutenção dos nossos rios, das nossas árvores, do nosso ambiente, pois só temos a ganhar com este trabalho.”