12/09/2017 14:17:00 - Atualizado em 12/09/2017 14:19:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Arte reciclável

Monte Aprazível inicia oficina de artes com materiais recicláveis; primeiras peças do curso serão enfeites de Natal que ficarão expostas no final de ano.

A reciclagem de materiais como o plástico, papelão e principalmente as garrafas pet, tem se tornado, nos últimos anos, o objetivo principal das políticas ambientais adotadas em grupos ligados ao meio ambiente. A reutilização de materiais, além ocasionar destinação correta para determinados tipos de materiais, que seriam descartados no meio ambiente, também tem gerado, e inspirado, artistas e artesãos para transformar o lixo em luxo.

Em Monte Aprazível, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Departamento de Assistência Social do município, por meio do CRAS, CREAS, Centro de Convivência do Idoso e a Escola Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, tem o objetivo de transformar material reciclável em peças de decoração e proporcionar interação social entre os participantes da oficina. A oficina de artesanatos, iniciada nesta segunda-feira, dia 12, é voltada para usuários do Departamento Municipal de Assistência Social, como adolescentes, crianças e idosos.

Segundo Rita Montoro, primeira dama do município, a iniciativa desta oficina já estava sendo planejada desde o começo deste ano. “Foi um dos primeiros projetos que quisemos implantar aqui em Monte. Quando ficamos sabendo desta oficina, já nos preparamos para disponibilizar ela aqui no município, e hoje estamos trazendo este desejo nosso para realidade de Monte Aprazível”, comenta Rita.

Ainda de acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a oficina vai além do conhecimento. “O que as participantes, neste primeiro momento são as nossas amigas do Centro de Convivência do Idoso, aprendem aqui, elas podem fazer em casa depois e até mesmo confeccionar peças para gerar uma renda extra pra elas.”

A primeira dama ressalta também a importância das parcerias para realização do projeto. “Ninguém consegue fazer sozinho, a ajuda é sempre bem vinda. Nós estamos contando com a parceria das participantes do Centro de Convivência do Idoso, da Escola Capitão, das meninas que trabalham no CRAS e no CREAS, enfim é a união de todos que vai contribuir para que o projeto dê certo.”

Para a assessora de assistência social do município, o curso é uma oportunidade de conhecimento e integração social. “As pessoas além de conhecer uma nova técnica de trabalhar com reciclagem, elas também passam a se interagir mais entre elas, a convivência social também é trabalhada, que é outro lado importante desta oficina, a integração social.”

“Por todo este trabalho de reciclagem, confecção de peças de artesanato e pela integração social, nós queremos que este projeto fique permanente aqui em Monte. O nosso objetivo é manter ele durante o ano inteiro, para quem quiser participar, quem quiser se inscrever” afirma Rita Montoro

Preparando o Natal

Durante os dois dias de oficina na Estação Aprendiz, tanto os participantes do Centro de Convivência do Idoso, quanto os monitores do projeto, focaram na confecção de peças de decoração com tema natalino. A intenção é que até o mês de dezembro, todas as peças já estejam prontas para serem colocadas na praça da matriz na decoração de Natal da cidade.

“Este é apenas o nosso primeiro passo, neste primeiro ano, talvez a gente não consiga fazer muitas peças para colocar na cidade inteira, mas é algo diferente e que irá valorizar o trabalho da própria população aprazivelense”, comenta o prefeito Nelson Montoro.

Garrafas

As garrafas descartáveis, utilizadas para confecção das peças, poderão ser entregues na escola Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, durante o período de aula na escola. Para participar da oficina, que ficará permanente no município, basta entrar em contato com a assistência social do município.