04/09/2017 16:12:00 - Atualizado em 04/09/2017 16:19:00 - Da assessoria/ Edvandro Ferreira Edgar Vicente

Bloqueando o mosquito

Assessoria de saúde realiza ações de bloqueio ao mosquito aedes aegypti no centro do município.

A Assessoria de Saúde de Monte Aprazível realizou na manhã desta segunda-feira, dia 04, a nebulização de prédios no centro do município, numa ação de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Na última semana a assessoria, teve o segundo caso suspeito de chikungunya no município, por este motivo, já tomou as medidas necessárias.

A pessoa que estava com a suspeita da doença, foi submetida a exames, que segundo informações extra-oficiais deram negativo, mas vem sendo monitorada pela assessoria. O município já havia registrado outro caso suspeito, posteriormente negativado, também monitorado pela assessoria.

Segundo Nereu Paschoalli, após a notificação do caso, tanto a assessoria de saúde quanto a SUCEN, Superintendência de Controle de Endemias, colocaram o protocolo em ação. “Seguindo a norma estabelecida, nós já acionamos a nebulização para que fizesse o bloqueio em casas, estabelecimentos, e os quarteirões em volta de onde o caso suspeito foi registrado, nas duas ocasiões que registramos”, comenta Nereu.

Ainda de acordo com o assessor de saúde, “O trabalho dos agentes de Controle de Vetores tem sido intenso este ano, até mesmo neste período mais seco, nós estamos com a atenção redobrada na eliminação de criadouros e no bloqueio do mosquito”.

“Todos nós precisamos estar atentos, não só aos criadouros do aedes aegypti, mas também os do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. É importante manter quintais e terrenos limpos, retirar qualquer recipiente que acumule água e material orgânico e assim evitar a proliferações destes mosquitos que trazem risco a saúde da população.”

Ação no distrito

Nesta segunda-feira, dia 04, agentes de Controle de Vetores, estiveram no distrito de Engenheiro Balduíno, vistoriando residências e terrenos. O trabalho foi na localização e retirada de criadouros do mosquito aedes aegypti.