10/08/2017 15:00:00 - Atualizado em 10/08/2017 15:04:00 -

Plantar e colher conhecimento

Monte Aprazível se capacita para integração de projeto de Horta Educativa

Estimular o conhecimento das crianças, fortalecer a boa alimentação, incentivar a produção do próprio alimento; são estes os objetivos do projeto Horta Educativa do Fundo Social do Estado de São Paulo em parceria com os municípios paulistas. Em Monte Aprazível, o projeto teve a iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social, Rita Montoro, em parceria com as assessorias de Educação e Agricultura e deverá começar nos próximos meses.

Nessa semana, representantes do município estiveram em Campinas para participarem da capacitação do projeto, apoiado pelo CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Industrial. Estiveram pressentes a coordenadora do projeto em Monte Aprazível, Virgínia Prudêncio Caverzan, a diretora da CEMEI Esuperândio Júlio, Adriana Pinato, unidade escolar onde o projeto será realizado inicialmente.

Também estiveram na capacitação o assessor da agricultura Marlon Baldin, a nutricionista da rede municipal de educação Giovana Violin e dos servidores municipal Dulce Boraschi e Antonio dos Santos. Durante o curso em Campinas, cada membro da comissão de Monte Aprazível participou de oficinas em áreas específicas que serão desenvolvidas durante a instalação do projeto no município.

A primeira unidade a receber o projeto será a creche Esuperândio Francisco Júlio, no bairro da Vila Aparecida. A implantação da horta no município foi idealizada no inicio do ano, durante uma reunião entre representantes do Fundo Social do Estado de São Paulo com a primeira dama e presidente do Fundo Social de Monte Aprazível, Rita Montoro.

O público alvo do projeto são crianças matriculadas nas unidades de educação, da pré escola, a partir dos 4 anos, até o 4º ano do ensino fundamental. Durante a instalação do projeto serão desenvolvidas atividades, aulas, sobre educação ambiental, educação nutricional e agricultura.

Segundo Virginia Caverzan, coordenadora da Horta Educativa no município, o objetivo é promover a integração, por meio da horticultura, incentivando os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis e sensibilizá-los a respeito da importância para um crescimento saudável. “A horta educativa é um ótimo instrumento pedagógico importante para as crianças, buscando a compreensão da relação com o meio ambiente e a alimentação saudável, ligando a saúde, cidadania e qualidade de vida das crianças e dos familiares”, comenta Virginia Prudêncio.