11/09/2018 16:04:00 - Atualizado em 11/09/2018 16:08:00 -

Monte Aprazível recepciona Movimento de Qualificação na Atenção à Saúde dos municípios da micro região.

Prefeito de Monte Aprazível, Marcio Miguel acompanhou a capacitação que reuniu servidores da saúde.

No dia 05 de setembro, quarta-feira da última semana, foi realizado no município de Monte Aprazível, sede de micro região, a 1ª Oficina Regional de Atenção às Condições Crônicas, conduzida pelas Articuladoras do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto – DRS 15, que reuniu os municípios de Monte Aprazível, Poloni, Nipoã e União Paulista com o objetivo de discutir coletivamente a reorganização da assistência à saúde, na Atenção Básica dos municípios e qualificar o Cuidado às Condições Crônicas.

As Condições Crônicas estão aumentando em todo o mundo em um ritmo alarmante. As taxas de natalidade estão recuando, as expectativas de vida avançando e as populações envelhecendo. Um número cada vez maior de pessoas vive por décadas com uma ou mais Condição Crônica (Hipertensão Arterial, Diabetes, Asma, Doença Mental, Câncer, Cardiopatia, Gestantes, Crianças, Idosos, Tuberculose, Infecção pelo HIV, Hepatite C....). Estima-se que até o ano 2020 as Condições Crônicas serão responsáveis por 78% da carga global de doenças nos países em desenvolvimento.

Isso impõe novas demandas de longo prazo ao sistema de saúde. Caso não sejam adequadamente gerenciadas, as Condições Crônicas não só serão a primeira causa de incapacidade até o ano de 2020, mas também se tornarão os problemas de saúde mais dispendiosos para o nosso sistema de saúde, constituindo assim, um grande desafio. Esse panorama, remete a necessidade de reorganizar modelos antes voltados a problemas agudos, para o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Nesse contexto, espera-se que o desenvolvimento das oficinas, contribua para a reflexão a respeito da complexidade dos problemas que as equipes de Atenção Primária têm de enfrentar na sua rotina. Para tanto, trabalha ferramentas que possibilitam repensar as práticas diárias do trabalho em saúde, oportunizando o avanço para um Modelo de Atenção com base na realidade epidemiológica e demográfica e nas necessidades de saúde da população, refletindo nos indicadores de saúde.

O Prefeito de Monte Aprazível Marcio Miguel, esteve na oficina e exaltou o trabalho das agentes do município. “Sabemos das dificuldades da área da saúde, dos pontos que devemos melhorar e estamos trabalhando para melhorar este setor que é de fundamental importância para população. O nosso município está de portas abertas para as capacitações e melhorias que devem ser implantadas.”