11/09/2018 15:57:00 - Atualizado em 11/09/2018 16:00:00 -

Acima da média

Nota do IDEB de Monte Aprazível fica acima da média estadual e nacional; expectativa é que índice seja ainda maior nos próximos anos.

O Ministério da Educação divulgou nessa segunda-feira, dia 03, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, exames voltados para a avaliação da educação nos municípios do país. Os índices são da avaliação da Prova Brasil, realizada nas redes municipal e estadual em 2017.

Na avaliação do ensino fundamental, a rede municipal de Monte Aprazível obteve a nota 6.6, acima da média estipulada pelo Ministério da Educação, que era de 6.5.

A nota de Monte Aprazível ainda foi acima da média estadual, 6.5, e da nacional, 5.6. Desde que foi estabelecido em 2005, Monte Aprazível vem registrando altas no IDEB, saindo de 5.1, nota alcançada no primeiro ano, para 6.6 na Prova Brasil aplicada no ano passado.

O Assessor de Educação de Monte Aprazível, Pedro Poloto, acredita que o índice obtido, é resultado do trabalho feito ao longo dos anos e que poderá ser melhorado nos próximos anos. “A evolução da educação é gradativa. Os resultados são mostrados ao longo dos anos, pois é um processo de médio e longo prazo. Estamos satisfeitos com o resultado que tivemos no exame do ano passado, mas já temos uma expectativa para os próximos exames” comenta Pedro Poloto.

“Estamos trabalhando e desenvolvendo atividades, trabalhos e estudos que nos possibilite alcançar um índice melhor nos próximos exames”, comenta o assessor que destaca também as ações que vem sendo realizadas para a melhoria da educação. “Estamos investindo na formação de professores, por meio de programas e cursos, avaliações da rede de ensino, formação continuada de diretores e gestores, intensificação do Programa Ler e Escrever. Acreditamos que no próximo, teremos uma evolução maior.”

O índice divulgado pelo Ministério da Educação aponta ainda que algumas unidades do município já atingiram as metas que eram para 2021. Pedro lembra que esta constatação do IDEB, vai ao encontro de medidas já implantadas pelo município. “Por meio da unificação do currículo escolar, em que todas as unidades trabalham no mesmo período o mesmo conteúdo, nós conseguimos equalizar, pegando os melhores índices, todas as unidades do município.”

O Prefeito de Monte Aprazível, Marcio Miguel ressaltou o resultado obtido pela rede municipal de ensino. “Sempre que verificamos melhorias temos que exaltar o trabalho que vem sendo realizado pela assessoria, diretores e também pelos professores. Atingir as metas, e em alguns casos superá-las, nos deixa feliz, mas somos conscientes que temos que continuar trabalhando e podemos melhorar em diversos pontos e vamos trabalhar para isso.”

O IDEB

O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o indicador geral da educação, tanto da rede privada quanto pública. São avaliados a relação entre o rendimento escolar, como taxas de aprovação e reprovação da escola e índices de evasão escolar, com o desempenho nas disciplinas de português e matemática. A avaliação é voltada para os alunos do quinto e nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e as metas projetadas pelo Ministério da da Educação para todo o país vão até 2021, quando a expectativa é que todas as unidades da rede estadual atinjam 6.0.