04/09/2018 15:49:00 - Atualizado em 04/09/2018 15:51:00 -

Folclore na praça

Alunos do Projeto Recrearte participam de apresentação folclórica na Praça São João.

O carimbó da região norte, com a literatura de cordel do nordeste e a brincadeira da boneca da nega maluca do Rio de Janeiro e as tradicionais cantigas de roda, foram as atrações da apresentação folclórica na manhã desta quarta-feira, dia 29, na Praça São João em Monte Aprazível. Cada atração, com sua peculiaridade, chamou a atenção de quem passava pelo centro e parou para apreciar, nem que fosse por alguns instantes, parte do Folclore Brasileiro, cujo dia foi celebrado no último dia 22.
Segundo a Coordenadora do Projeto Recrearte, Fátima Pessoa, durante o mês de agosto, considerado o mês do folclore no Brasil, foram trabalhadas diversas atividades voltadas ao conhecimento e desenvolvimento de tradições folclóricas. “Quisemos resgatar algumas danças, ritmos de várias regiões para mostrar o tanto que o nosso país é rico em cultura e em arte”, comentou Fátima.
“Trazer as apresentações para a praça é uma forma de proporcionar a interação entre o que é desenvolvido no Projeto Recrearte e a população. Esta é uma forma de mostrarmos o trabalho feito por meio da dança, música que tantos artistas de rua realizam, enriquecendo o nosso folclore”, afirma a coordenadora do projeto.
O prefeito de Monte Aprazível, Marcio Miguel, acompanhou, juntamente com a primeira dama do município, Denise Pavim Miguel, as apresentações e destacou a importância de atividades como a desta manhã para o desenvolvimento dos jovens. “Presenciar as crianças resgatando atividades ricas do nosso folclore, valorizando a cultura brasileira, nos deixa muito honrados e orgulhosos de nossas crianças.”
Ainda de acordo com o prefeito de Monte Aprazível, “O trabalho feito pelo Recrearte é importantíssimo e fundamental para o nosso município. É um local que acolhe as nossas crianças e faz com que elas desenvolvam diversas atividades e habilidades no caminho certo para se tornarem cidadãos honestos, longe dos caminhos ilícitos”.
Marcio comentou também do desejo em ampliar o atendimento do projeto “Hoje nós conseguimos atender aproximadamente 150 crianças em dois períodos, manhã e tarde, mas temos o desejo de ampliar este atendimento e beneficiar ainda mais crianças”. O prefeito ainda comentou “Agradecer ao empenho e o esforço de cada monitor, coordenadores, cada pessoa que trabalha e se dedica para que o Recrearte seja este projeto tão importante do nosso município.”