30/07/2018 18:12:00 - Atualizado em 30/07/2018 18:13:00 -

Nota de Esclarecimento

Da assessoria Edvandro Ferreira/Edgar Vicente

A Prefeitura de Monte Aprazível, em respeito à população e a fim de esclarecer as dúvidas sobre a coleta de lixo no município vem por meio desta esclarecer:

Por conta do término do contrato com a Constroeste Construtora e Participações Ltda, empresa que há muitos anos vinha realizando a coleta de lixo e a varrição nas ruas, o serviço foi paralisado nesta segunda feira (30).

A Prefeitura de Monte Aprazível, através da atual gestão, e a assessoria do meio ambiente, pede que os munícipes tenham compreensão e evitem, neste inicio de semana, colocar o lixo nas calçadas e lixeiras para coleta.

A Prefeitura vem trabalhando para solucionar este impasse, gerado pelo período de transição de contrato das empresas o mais breve possível, sem causar maiores transtornos para a população e estuda ainda a possibilidade de, em caso de demora do início de outra empresa, a própria Prefeitura realizar, em caráter emergencial, a coleta de lixo.

A Prefeitura de Monte Aprazível ressalta ainda que solicitou para que a Constroeste continuasse a coleta de lixo por mais dois meses, período permitido pelo artigo 57 inciso II da lei de licitação, o que foi negado pela empresa.

Da licitação

Foi realizado no dia 16 de julho, o pregão presencial para a contratação da empresa para a coleta do lixo, compareceram somente duas empresas, a Constroeste de São José do Rio Preto e a MRover de Andradina. Sendo que, a MRover ofereceu o menor valor e  por isso acabou sendo a vencedora da licitação, e tem até esta quarta feira, 01, para apresentar a licença de operação do aterro sanitário, caso não seja proprietária deste, deverá apresentar a carta de anuência, além de garantia contratual de 5% do valor total do contrato.

Motivo da mudança da empresa

A Controeste apresentou um valor em torno de 11% superior ao que a prefeitura vinha pagando. Os valores vigentes até este mês de julho eram de: Coleta R$133,79 por tonelada, Transbordo R$46,52 por tonelada, Destinação final R$119,46 por tonelada. Para este ano a empresa apresentou estes valores: Coleta R$149,30 por tonelada, Transbordo R$55,90, Destinação final R$128,70.

Já a empresa MRover apresentou os valores: Coleta R$142,92 por tonelada, Transbordo R$73,36 por Tonelada, destinação final R$109,00 por tonelada

O custo mensal da coleta do lixo e varrição em Monte Aprazível é de aproximadamente de 270 mil.

A coleta do lixo em Monte Aprazível é dividido em 4  setores, sendo que; na área central passa todos os dias,e nos bairros  três vezes na semana.